Recomendações pós tratamento

Cuidados gerais com o cabelo

  1. Esperar pelo menos 72 horas para lavar o cabelo após a sessão de quimioterapia com o resfriamento por Capelli.
  2. Não usar pintura ou tintura capilar após a quimioterapia com auxílio do Capelli.
  3. Não precisa ter medo de escovar ou pentear os cabelos, mas deve ter cuidado e delicadeza, utilizando um pente de dentes largos ou uma escova macia, como as indicadas para bebês ou a Magic Brush - Fabinject, escova desembaraçante.
  4. Se quiser prender o cabelo, utilize laços de fita ou prendedores macios. Evitar elásticos ou prendedores de pressão.
  5. Evitar fazer trança ou permanente.
  6. Não utilizar secadores, pranchas, bobes aquecidos ou outros aparelhos que submetam os cabelos a calor excessivo.
  7. Não utilizar produtos que contenham química, tais como tinturas, permanentes, gel ou sprays. Buscar os que sejam a base de plantas ou vegetais naturais, com pH equilibrado pois ajudam a nutrir os fios.
  8. Vestir o travesseiro com fronha de seda ou cetim, evitando que o cabelo acorde embaraçado. De preferência dormir com rede de seda ou cetim.

Lavando o cabelo

  1. Utilizar xampu e condicionadores que tenham o pH balanceado 5,5 ou que sejam à base de ervas naturais, que ajudam a nutrir o cabelo.
  2. Não utilize produtos capilares muito ácidos ou alcalinos.
  3. Lave o cabelo sempre com água fria.
  4. Na hora de aplicar o xampu e o condicionador, mexa suavemente no cabelo.
  5. Deixe que o cabelo seque naturalmente ou passe a toalha acariciando-o com cuidado. Se optar por um secador, utilize-o apenas na temperatura fria.
  6. Se possível, tente lavar o cabelo, no máximo, duas vezes por semana.
  7. Durante o tratamento de quimioterapia com resfriamento do couro cabeludo, é recomendado que você lave seu cabelo entre 24 e 48 horas antes do tratamento.
  8. Espere pelo menos 72 horas para lavar o cabelo após a sessão de quimioterapia com o resfriamento do couro cabeludo.

Pintando o cabelo

Não é recomendável pintar o cabelo durante o período de quimioterapia com resfriamento do couro cabeludo.

Indo ao salão de beleza

Não é aconselhável ir ao cabeleireiro durante o tratamento quimioterápico com resfriamento do couro cabeludo. Caso sinta necessidade, o profissional deve estar ciente do seu quadro, para não agir de maneira que prejudique o seu cabelo, provocando a queda.

IMPORTANTE: Para o sucesso do tratamento é necessária a colaboração e compreensão do paciente com os cuidados após o tratamento. Caso o paciente decida não seguir as recomendações, como utilizar produtos químicos e secador em temperatura quente no cabelo, deve estar ciente de que as atitudes podem afetar o sucesso do tratamento de resfriamento do couro cabeludo, podendo levar ao aumento da queda de cabelo.