Dispositivo é indicado para os casos de tratamento de tumores sólidos, como o câncer de mama e de ovário

Equipamento que evita a queda de cabelos poderá tratar até quatro pacientes por dia no HG de Caxias HG/Divulgação

O Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul anunciou nesta quarta-feira (13) a aquisição de um equipamento importante para elevar a autoestima e o bem-estar de pacientes com câncer. O dispositivo reduz a queda de cabelos, efeito muito comum do uso de medicamentos quimioterápicos. O recurso é inédito no Estado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O tratamento é feito por meio do chamado Sistema Capelli, que ocasiona o resfriamento do couro cabeludo. O método é indicado para os casos de tratamento de tumores sólidos, como o câncer de mama, câncer de ovário e câncer de pulmão. Uma paciente de 41 anos, que luta contra câncer de colo uterino, foi a primeira a receber o tratamento no início de fevereiro. 

— Quando a paciente perde o cabelo, de certo modo, perde o controle sobre a sua autonomia. Com este equipamento estamos entregando o direito à autonomia e individualidade e, portanto, o bem-estar da paciente em tratamento — diz o diretor o Diretor de Ensino e médico da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, André Reiriz.

A aquisição do aparelho foi possível graças a Constelação Solidária, realizada em setembro de 2018. A oficialização da entrega ocorrerá no próximo dia 21. 

CONFIRA A MATÉRIA AQUI

Deixe seus comentários

Comentários

  • Nenhum comentário foi encontrado